SÃO LUÍS - O debate sobre a diversidade étnico-racial foi tema da mesa-redonda Educação, Formação de Professores e Diversidade, que fez parte da programação do III Encontro Nacional das Licenciaturas e do II Seminário Nacional do Pibid, que ocorrem na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), entre os dias 5 e 7 de dezembro. Participaram da discussão os professores Carlos Benedito Rodrigues de Silva (NEAB/UFMA), Iolanda de Oliveira (UFF), Lucimar Rosa Dias (UFMG) e Maria do Socorro Pimentel (UFG). Durante o encontro, foram abordados assuntos como o mito da democracia racial brasileira, a lei de diretrizes e bases da educação nacional e as práticas pedagógicas que podem promover a equidade racial na educação escolar.
Na ocasião, a professora Iolanda de Oliveira apresentou o trabalho A Preparação do Pedagogo e Demais Licenciados para a Educação das Relações Étnico-raciais. A pesquisadora exibiu artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Lei 9.394/96, que destaca que o cumprimento da educação enquanto direito social deve primar pelo atendimento à diversidade étnico-racial e por um posicionamento democrático e político de superação do racismo e das desigualdades raciais.
Os professores da Mesa-redonda destacaram a importância da realização de práticas pedagógicas que estejam comprometidas com a equidade racial e com o respeito à diversidade na educação escolar e em outros espaços educativos. A diversidade, que se faz presente na produção de práticas, saberes e valores, pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças. Em busca do respeito a essa diversidade, a professora Lucimar Rosa Dias sugeriu que os desafios para a promoção da equidade racial no meio escolar estejam enquadrados em três dimensões: a ética inerente e presente no ato de educar, a institucionalização de uma ação curricular que promova a igualdade racial e as práticas pedagógicas.
Durante o encontro, fez-se necessário falar sobre o mito da democracia racial brasileira, que propaga a ideia de uma eficaz integração de todos os grupos étnico-raciais da população. Para a professora Lucimar, esse é um discurso que oculta as desigualdades e permanece atuante. Ela acrescentou que, para que haja a promoção da equidade étnico-racial durante o processo de formação do cidadão, é preciso romper com as manifestações que corroboram o racismo institucional e estrutural brasileiro, além de estabelecer objetivos e indicadores que possibilitem a constante avaliação das práticas de diversidade no ambiente educativo.
O encerramento do III Encontro Nacional das Licenciaturas e do II Seminário Nacional do PIBID acontece hoje, a partir das 17h, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire.
Este blog foi construído com o objetivo de informar sobre as atividades realizadas nas escolas participantes- RENÉ BAYMA E REMY ARCHER- e compartilhar os avanços do grupo PIBID-de Ciências Naturais em relação às práticas docentes. Sempre inovando e atraindo os alunos colaboradores, de forma que os mesmos saiam da rotina da sala de aula.