Em prévias para a 2ª Conferência Nacional de Educação, começam a ser realizadas as conferências municipais. Essa é a primeira instância de debates para a elaboração de propostas com vistas à etapa nacional, de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. As primeiras conferências municipais ordinárias foram realizadas em João Pessoa (PB) e Itupiranga (PA).
Na próxima sexta-feira, 10, e no sábado, 11, Anápolis recebe a primeira conferência intermunicipal de Goiás. O encontro terá a participação de 800 representantes de 29 municípios e contará com a presença do coordenador do FNE, Francisco das Chagas Fernandes. Transmitido pela NBR TV, poderá ser acompanhado no portal do Ministério da Educação.
De acordo com o coordenador da comissão especial de monitoramento e sistematização do Fórum Nacional de Educação (FNE), Arlindo Cavalcanti de Queiroz, a etapa municipal é a mais importante porque nela serão formuladas as propostas a serem debatidas nas fases estadual e nacional. “As propostas que saem das conferências municipais, discutidas com a sociedade, oferecem contribuições consistentes que vão ajudar na definição das políticas de educação e nos rumos do ensino em nosso país”, disse.
As cidades que organizarem conferências municipais e intermunicipais ordinárias, previstas no regimento interno aprovado pelo FNE, devem entrar em contato com o fórum de educação do estado para cadastrar o encontro no Sistema de Eventos da Conae. Os municípios que pretendem realizar conferências livres, presenciais e virtuais podem procurar na internet a Rede Social do Conae para divulgação.
A Conae permite à sociedade participar do desenvolvimento da educação nacional. Ela reúne estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e da sociedade civil organizada de modo geral para discutir os principais temas da educação, da creche à pós-graduação.
Diego Rocha
Este blog foi construído com o objetivo de informar sobre as atividades realizadas nas escolas participantes- RENÉ BAYMA E REMY ARCHER- e compartilhar os avanços do grupo PIBID-de Ciências Naturais em relação às práticas docentes. Sempre inovando e atraindo os alunos colaboradores, de forma que os mesmos saiam da rotina da sala de aula.
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