Estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental, público e
privado, de escolas urbanas e rurais, devem debater a importância da
terra, da água, do ar e do fogo na vida do nosso planeta. Esses são os
temas da 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente –
Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis, que acontecerá de 25 a 29 de novembro, em Brasília.
Mas
para chegar à etapa nacional, educadores e estudantes devem se preparar
nas escolas. O prazo para a realização da conferência escolar, que é
uma fase obrigatória, vai até 31 deste mês. Para
participar do evento, cada escola deve escolher um dos quatro temas,
estudar, pesquisar, debater e elaborar um projeto para ser desenvolvido
ali na comunidade, além de eleger um estudante na faixa etária de 11 a
14 anos para representá-la na etapa seguinte, que é estadual. Feito
isso, o diretor deve cadastrar o projeto na página eletrônica da
conferência. A data final de cadastro do projeto é 7 de setembro.
Dados
da coordenação geral de educação ambiental da Secretaria de Educação
Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC
mostram que, até 26 de julho, 600 escolas tinham concluído as
conferências, registrado os projetos e eleito os delegados. Com o
retorno das férias escolares, a expectativa da coordenação é que as
escolas concluam os trabalhos, façam o registro e se habilitem para as
próximas fases.
Etapas – Conferências regionais (opcionais) devem ser realizadas até 6 de outubro; conferências estaduais (obrigatórias), até 25 de outubro; conferência nacional, de 25 a 29 de novembro, em Brasília. A página eletrônica da 4ª Conferência traz o link para a escola fazer o cadastro, um roteiro passo a passo e correio eletrônico para tirar dúvidas.
Promovida
pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, a 4ª Conferência
Infantojuvenil pelo Meio Ambiente tem como proposta fortalecer a
educação ambiental nos sistemas de ensino com a participação ativa das
escolas na construção de políticas públicas. A primeira edição da
conferência, em 2003, teve a participação de 15.452 escolas de 3.461
municípios; a segunda, em 2005/2006, foi realizada em 11.475 escolas de
2.865 municípios. Em 2009, o evento mobilizou 3,5 milhões de estudantes,
educadores e comunidades.
Ionice Lorenzoni
Fonte: MEC
Este blog foi construído com o objetivo de informar sobre as atividades realizadas nas escolas participantes- RENÉ BAYMA E REMY ARCHER- e compartilhar os avanços do grupo PIBID-de Ciências Naturais em relação às práticas docentes. Sempre inovando e atraindo os alunos colaboradores, de forma que os mesmos saiam da rotina da sala de aula.
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