Ficou perdido na notícia? Pesquise aqui no blog as noticias do PIBID- LCN

11 de fevereiro de 2013

Início-Horta- Parte I

Veja as imagens da primeira visita ao terreno onde a horta atualmente está instalada.
Com a orientação da Agrônoma Mariela da UFRJ os bolsistas tiveram uma visão de todo o projeto, segundo a Coordenadora do Pibid, Elisangela, essa visita é de suma importância aos bolsistas, pois eles terão uma visão de espaço, o que plantar, e outros fatores. 
Segundo a bolsista Francisca, com essa visita e com a orientação de profissionais da área, a horta será bem mais fácil de construir.




 

10 de fevereiro de 2013

Saiba mais sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013

Ampliar as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) para mais municípios em 2013. Essa é a expectativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secis/MCTI), coordenadora nacional do evento, que comemora o recorde de atividades cadastradas na nona edição deste ano.
Até sexta-feira (26), o site oficial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2012) contabilizava 24.206 atividades,  com a participação de 630 municípios brasileiros e de 902 instituições parceiras. No ano passado, o evento registrou 16.110 atividades em 654 cidades e 833 parceiros.
O titular da Secis, Eliezer Pacheco, atribuiu o sucesso de mobilização ao esforço de parceiros e expositores, bem como pelo grande interesse demonstrado pelo público por ciência e tecnologia - em especial, crianças e jovens. “A receptividade da população nos permite prever a realização de 'semanas' muito mais amplas do que essa que estamos fazendo agora”, avaliou o secretário.
Como exemplo, Pacheco citou o sucesso da semana no Distrito Federal (SNCT/DF), que atraiu mais de 40 mil estudantes aos estandes montados no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade (ExpoBrasilia), em instalações mais amplas do que em 2011, quando foi realizada na Esplanada dos Ministérios. Outras três regiões administrativas do Distrito Federal, também promoveram exposições: Guará, Gama e Planaltina. “Mas é possível a participação de mais locais”, admitiu. A semana em Brasília ocorreu entre os dias 16 e 21 de outubro.
Ao adiantar que a temática “Ciência, saúde e esporte”, da SNCT 2013, será discutida com as instituições parceiras, o secretário ressaltou a importância do evento como instrumento de divulgação da ciência, que deve ser “uma aliada fundamental para um país que pretende ter um desenvolvimento democrático, soberano e inclusivo”. Na avaliação de Pacheco, para adquirir relevância, a ciência precisa ser produzida em grande quantidade. "Tem que ser como o futebol no Brasil, que se destacou mundialmente por possuir, em cada esquina, um campinho de futebol, onde as crianças podiam revelar o seu talento”, comparou.
Sintonia
Na abertura da semana em Brasília, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, anunciou que o tema da SNCT 2013 está em sintonia com os eventos esportivos que serão realizados nos próximos anos – Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016).
Na avaliação do diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secis e coordenador nacional da SNCT, Ildeu Moreira, a semana precisa ganhar mais capilaridade no país. “Alguns estados, como é o caso do Amazonas, já atingem a todos os municípios”, afirmou, acrescentando que Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco e Minas Gerais também merecem destaque, em razão da quantidade de cidades envolvidas na semana. Para ele, a temática pode contribuir para a expansão das atividades.
“Além de ter muito apelo junto a jovens e crianças, o tema do evento do ano que vem deverá envolver um número maior de escolas, que é o nosso desafio”, afirmou Moreira, que espera, dentro de 20 anos, “atingir todos os municípios brasileiros”.
Mesmo após o período oficial do evento (de 15 a 21 de outubro) algumas localidades continuarão a realizar ações até o fim do ano. Para os organizadores, o evento superou as expectativas e problemas como a greve nas universidades federais e a proximidade das eleições municipais. “Apesar disso, o número de atividades cresceu em torno de 50% do ano passado para cá”, comemorou, Ildeu Moreira.
Acesse o site da SNCT 2012.

Fonte: http://mct.gov.br

Colheita na horta

Bolsistas fazem colheita na horta do projeto e aproveitam para tirar com a Coordenadora e Agrônoma Dra.  Elisangela Araújo.
Veja as imagens CLICANDO AQUI