Ficou perdido na notícia? Pesquise aqui no blog as noticias do PIBID- LCN

23 de fevereiro de 2013

Bolsista do Pibid é aprovado no Programa Ciências sem Fronteiras


O discente Ednilson Barros Barroso, do curso de Licenciatura em Ciências Naturais do Campus de Codó já se encontra na cidade de Münster, na Alemanha. Ele foi contemplado com uma bolsa do Programa Ciência Sem Fronteiras e já está matriculado curso de ciências ambientais da Universidade de Münster, onde, por um período de um ano, cursará disciplinas específicas que farão parte de seu currículo acadêmico. Enquanto o período letivo alemão ainda não se inicia, o aluno Ednilson está cursando um preparatório em língua alemã, ofertado pela própria universidade, onde tem convivido com pessoas de diversos países.
“Sinto-me totalmente realizado e muito feliz, pois agora tenho a certeza de que, se você tem um sonho, basta acreditar que você é capaz…. Mesmo morando em uma pequena Cidade do Maranhão (Timbiras), sonhei, acreditei, lutei e consegui”.
“Espero somar todos os conhecimentos que irei adquirir ao longo desse período que estarei na Alemanha com todos os meus colegas de turma LCN2010 – Campus VII, com meus professores e a sociedade em si”.
O discente é membro da Associação Comunitária Arco-íris, uma ONG alemã que atua na cidade de Timbiras-MA, trabalhando com crianças carentes, e crianças especiais, ofertando novas formas de aprendizagem para as mesmas.

Bolsistas realizam experimentos com alunos

Teoria e prática andando juntos, foi o que as alunas bolsistas Taisa e Liliane produziram juntamente com alguns alunos da Escola René Bayma, demonstraram como a areia se comporta em determinado ambiente, uma verdadeira aula de geografia.
Mais imagens aqui abaixo!







Imagens: Daniel Cunha

Inicio dos trabalhos na horta

Veja as imagens de como iniciou o trabalho da horta na Escola René Bayma.























Imagens: Osnir Diogo

Alunos da escola Rená Bayma visitam à UFMA


Na tarde desta quinta- feira, 21 de fevereiro de 2013, os alunos bolsistas do PIBID promoveram a visita dos alunos da Escola René Bayma à Universidade Federal do Maranhão, campus VII. Esses alunos, que são iniciantes do terceiro ano do ensino médio, tiveram a oportunidade de conhecer a UFMA, bem como os laboratórios de Biologia, Química e Física, a sala de informática e a Biblioteca e outros setores do campus. Na ocasião estavam presentes os professores: Alex, que representou o curso de Ciências Humanas, Cristiane Dias, representando o curso de Ciências Naturais e José de Arimatéria, representando o setor administrativo do campus. Eles desenvolveram a palestra que tinha como tema, "O INGRESSO DO ALUNO NA UNIVERSIDADE". A partir desse tema foi tecida uma gama de outros assuntos, tais como o ENEM, SISU, PROUNI e nota de corte. 
Foi de fácil percepção o interesse que os alunos convidados demonstraram pelas questões colocadas em pauta. No incio estavam bastante tímidos, mas ao decorrer das apresentações foram se soltando mais, fazendo questionamentos, participando e interagindo com os tutores nos laboratórios.
Na oportunidade e a partir da demonstração dos laboratórios, os alunos tiveram a chance de ter uma previsão dos conteúdos escolares, tipos as Leis de Newton, DNA, divisões celulares e análise da tabela periódica e dentre outros.
O objetivo dos alunos do PIBID ao realizaram esse evento foi despertar nos alunos que eles também possam entrar no Ensino Superior aqui mesmo em Codó, sem precisar sair pra outra cidade.
Veja as fotos da visita AQUI

Texto: Luadna
Imagens: Daniel Cunha

20 de fevereiro de 2013

Bolsistas e voluntários do Pibid restauram biblioteca

Após um mês de observação em sala de aula, bolsistas trabalharam para restaurar a escola René Bayma , que se encontrava como um depósito de materiais da escola. Para os bolsistas  aquele momento inicial de observação  foi de tristeza pois a biblioteca se encontrava em um estado crítico .Percebeu-se que os alunos da escola não podiam usar o espaço para realizar suas leituras e pesquisas, haja visto a extrema desordem. Mas com esforços de todos, a biblioteca foi restaurada, inaugurada e teve até homenagem para umas das funcionárias que mais prestou serviço para a escola, a biblioteca recebeu o nome de Efigênia Barbosa.Atualmente pode-se afirmar, sem dúvida alguma, que aquele espaço é realmente um ambiente favorável e adaptado para a realização dos estudos dos alunos da escola em questão.
Veja as imagens de antes e do depois após restauração.


 ANTES








 DEPOIS















Imagens: Daniel Cunha

Recepção do PIBID

Os bolsistas em parceria com a Escola René Bayma, realizaram no último dia 18, uma recepção para os veteranos e calouros da escola, estiveram presentes pais de alunos e professores, os alunos foram recebidos com entregas de fôlder e ao som de boas músicas, o momento se iniciou com as apresentações dos bolsistas do projeto PIBID e representando os bolsistas, a acadêmica Taísa deu as boas vindas, participaram também da abertura a supervisora do Pibid, a professora Josinalva e o diretor da escola, José Ribamar e demais funcionários da escola. O momento teve relatos da acadêmica Taísa que contou sua trajetória de quando era aluna da escola e agora da UFMA, a professora Josinalva em sua fala, enaftizou os projetos desenvolvidos desde ano de 2011 e os próximos do ano de 2013 e a para finalizar  o diretor José Ribamar falou do grande momento que a escola vem passando com os grandes projetos que o grupo PIBID vem desenvolvendo e buscando sempre a interação dos alunos no envolvimento com as atividades do projeto. 
Veja as imagens da recepção com os alunos do turno matutino e vespertino.

Alunos
Representando os bolsistas: Taísa Layane

Diretor da escola: José Ribamar

Comunidade escolar prestigiando a recepção

Supervisora do PIBID

Bolsistas do PIBID- LCN- Codó


IFMA campus Codó realiza VI Mostra de Produção Científica

O IFMA campus Codó realiza com apoio do CNPQ, CAPES e FAPEMA a  VI Mostra de Produção Científica que tem o objetivo de discutir as problemáticas atuais na cidade de Codó, o evento contará com palestras, mesas redondas e outras discussões. Mais informações aqui no site do evento.

O evento
Pensada para mostrar a produção científica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Codó e de outras instituições participantes, juntamente com a II Feira de Inovação Tecnológica e o III Ciclo de Palestras, o evento problematizará a preocupação com a sustentabilidade e como 2013 foi escolhido pela ONU - Organização das Nações Unidas como o Ano internacional da Cooperação pela Água, a pesquisa e inovação para a sustentabilidade da água será o eixo tema principal das atividades que aconteceram entre os dias 11 e 14 de junho de 2013. As inscrições poderam ser feitas até 07 de junho de 2013. Inscreva - se e participe! Colabore para a sustentabilidade do recurso mais importante para a manutenção da vida no planeta.

Fonte: IFMA campus Codó