Ficou perdido na notícia? Pesquise aqui no blog as noticias do PIBID- LCN

30 de outubro de 2013

Confira as imagens da SNCT- 2013


























Alunos do René Bayma orientam codoenses sobre reaproveitamento de alimentos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Os alunos do Centro de Ensino René Bayma apresentou na última sexta-feira (25) na praça Palmério Cantanhêde o resultado de um trabalho desenvolvido por alunos sobre reaproveitamento de alimentos.
Barraca do René Bayma
Barraca do René Bayma
No stand mais movimentado da feira ao ar livre os alunos expuseram:
  • ASSADO DE CASCAS DE CHUCHU
  • Empadão de Vegetais
  • Bolo de casca de abacaxi
  • Suco de Abacaxi com hortelã
  • Bolo de Casca de Banana e
  • Doce de Casca de Banana
Muitos aproveitaram para fazer a degustação, mas além de experimentar o sabor saíram do stand bem informados sobre a importância de usar alimentos que, normalmente, jogamos fora, como nos explicou a professora que supervisionava a apresentação, Mayara Oliveira.
“A nossa barraca trata sobre reaproveitamento de alimentos com o objetivo de conhecer os nutrientes, as vitaminas que nós encontramos nas cascas de frutas, das verduras, nos talos dos vegetais, nas folhas e na grande maioria das vezes, nas nossas casas, a gente desperdiça”, disse
“Essas partes desperdiçadas são ricas em nutrientes e elas podem ser, desde que bem higienizadas, utilizadas no nosso dia a dia, na nossa alimentação”, completou a educadora
Fonte: Blog do Acélio

28 de outubro de 2013

Fitoterapia faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

SÃO LUÍS – Todas as pessoas que sofrem de sinusite ou rinite alérgica, por exemplo, sonham em um dia ficarem curadas. A professora Teresinha Rego desenvolve medicamentos que curam esses problemas alérgicos usando xaropes, tinturas e essências de cabacinha – carro-chefe de suas pesquisas.
Esses remédios estão sendo expostos no stand de fitoterapia na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, localizado no estacionamento do São Luís Shopping até o dia 26 de outubro.
Segundo a aluna de Farmácia, Larissa Franco Carvalho, pertencente ao grupo de pesquisa coordenada pela professora Terezinha Rêgo, a maioria das pessoas que visitaram o estande de fitoterapia já conheciam ou ouviram falar e foram para tirar as duvidas. A maior parte dos visitantes vêem para se informar, adquirir os números e saber como é que se faz para marcar consultas, ou para se informar de algumas receitas de plantas medicinais, como é o uso, ou tirar duvidas de algumas indicações que ouviram falar, afirma.
Os medicamentos que estão sendo mostrados são selecionados com base nas doenças mais correntes entre os idosos e crianças, como pomadas, tinturas, xaropes e essências da cabacinha - carro-chefe do herbário - que a professora levou trinta anos para desenvolver a formula.
A grande contribuição para a sociedade é que a fitoterapia é uma alternativa para as pessoas mais carentes, porque produzem mesmo resultado que os medicamentos sintéticos e são mais baratos. Porém,  Larissa Carvalho alerta que os medicamentos encontrados nos stands não estão à venda, pois são apenas amostras. “É proibida a comercialização em locais inapropriados”, afirma.
O grupo de alunos que está realizando a mostra é composto por 13 alunos todos do curso de Farmácia de diferentes períodos que passam informações e distribuem chás e folders sobre o projeto de fitoterapia.
Além da Fitoterapia o grupo de pesquisa também tem outro projeto para a implantação das chamadas farmácias vivas, apoiadas pelo governo e que utilizam plantas medicinais como medicamentos em comunidades mais carentes sem acesso aos medicamentos sintéticos.
Vale lembrar que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem por objetivo divulgar para a comunidade científica e o público em geral as pesquisas de ciência básica, avançada, projetos pedagógicos reconhecidos nacionalmente e também difundir conhecimentos.
A UFMA trabalha com mais de 20 pesquisas sendo apresentadas no evento. Outras instituições também estão participando, como a UEMA, CEUMA, Corpo de Bombeiros, entre outras.
Esses trabalhos fitoterápicos também são apresentados em escolas, onde são realizadas palestras explicativas sobre a fitoterapia e as plantas farmacêuticas. Além disso, os pesquisadores também participam de congressos pelo interior do estado com o intuito de implantar hortos medicinais.
Saiba +
Sinusite é uma inflamação das vias respiratórias superiores conhecidas como seios paranasais geralmente associada a um processo infeccioso por vírus, bactéria ou fungo, mas também pode estar associado a uma alergia ou a inalação de poluentes. 
A doença se apresenta de três formas:
Infecciosa: a sinusite neste caso tem características de dor na região dos seios da face, seguida de obstrução nasal, secreção purulenta e febre.
Alérgica: apresenta dor nos ossos da face, ocasionalmente febre e vem com todos os sintomas comuns da alergia, coriza clara e abundante, obstrução nasal e crises de espirros, e também tosses abundantes.
Traumática: causada por diferença de pressão. Por exemplo, durante viagens de avião ou mergulho. Suas características são a dor maxilar e pouca obstrução nasal.
Rinite é uma doença que pode ser causada tanto por vírus como por bactérias, embora seja manifestada com mais frequência por  alergia, ou reações ao pó e fumaça. A inflamação decorrente da rinite resulta na produção excessiva de muco, gerado pelo acúmulo da histamina, o que ocasiona o escorrimento nasal, sintoma mais típico da rinite.
É a apresentada em não alérgica ou alérgica. A primeira é geralmente causada por inflamação que não decorre de alergia ou por problemas na própria anatomia das vias nasais.Já a segunda, que é a forma mais comum, é causada geralmente por alérgenos presentes no ar, como o pólen, ácaro e a própria descamação da pele de animais,mas também pode ser provocada devido a reação alérgica à coceira, produtos químicos, cigarros e remédios.
Fonte: UFMA