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10 de janeiro de 2014

UFMA propõe inclusão de licenciaturas em concursos da Seduc

SÃO LUÍS - A inclusão das licenciaturas interdisciplinares nos editais de processos seletivos e de concursos públicos, promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado Educação (SEDUC), foi sugerida ao secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, pela pró-reitora de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Isabel Ibarra Cabrera. A proposta foi entregue durante um encontro na Seduc, que teve a participação de técnicos das duas instituições.
Durante o encontro ocorrido nesta quarta-feira (8), a pró-reitora explicou que o objetivo da proposta de incluir licenciaturas interdisciplinares nos processos seletivos e concursos públicos é ampliar a oferta de vagas para os participantes das licenciaturas interdisciplinares, criadas na Ufma, a partir de 2010, em uma ampla área das ciências humanas, naturais, linguagens e códigos.
Segundo ela, a UFMA está concluindo a formação de 1,5 mil formandos em diversos municípios. Eles devem participar com seus títulos dos próximos concursos públicos com uma sólida formação em educação básica, com o firme propósito de melhorar os indicadores educacionais do estado. “É uma formação interdisciplinar e contextualizadora com propostas de mudar as diretrizes da educação básica brasileira e especialmente no Maranhão”, diz Cabrera.
Os cursos têm quatro anos de duração, com 3.500 horas/aula com ênfase em áreas especificas, citando com exemplo a licenciatura em ciências humanas, com o foco dirigido para história, sociologia, geografia filosofia. Citou ainda a de ciência naturais que enfatiza biologia, química e física e a licenciatura em linguagens e códigos com o foco dirigido para língua portuguesa e música.
Pedro Fernandes disse que a proposta foi bem recebida e está nas metas da SEDUC, que tem como foco melhorar o nível de conhecimentos dos professores da rede estadual de ensino, incluindo a utilização de novas tecnologias. Segundo ele, a principal ferramenta para melhorar o processo de aprendizado e os indicadores educacionais do estado é a formação continuada dos recursos humanos.
Pedro Fernandes aproveitou para convidar as representantes da UFMA para o lançamento do Plano Estadual de Educação, que terá a participação dos prefeitos e secretários de Educação dos municípios maranhenses, além de representantes de diversos segmentos sociais.
Ao aceitar o convite, Isabel Cabrera disse que os cursos de graduação nos campus da UFMA de seis municípios visam suprir a necessidade das redes e sistemas públicos de ensino, por formação inicial e continuada de profissionais do magistério, com ampliação do número de docentes atuantes em educação básica pública, que tenham sido licenciados em instituições públicas de ensino superior. “Os cursos formam professores com um perfil diferenciado”, acrescentou.


Fonte:  SECOM/MA

PIBID entra no quinto ano de estímulo e valorização a licenciaturas da UFMA

O número de bolsas do Pibid será ampliado para 900 em 2014


SÃO LUÍS – O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (CAPES) para o aprimoramento e a valorização da formação de professores para a educação básica no Brasil. O programa, que foi criado em 2007, concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Os projetos de iniciação à docência promovem a inserção dos discentes em licenciaturas no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que  desenvolvam atividades  didático–pedagógicas sob orientação de um docente e de um professor da escola na qual está sendo realizada a atuação do projeto.
Os objetivos do Programa são: incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a educação superior e a  educação básica; e inserir  os licenciados  no cotidiano das escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem superação de problemas  identificados no processo de ensino-aprendizagem.
Além disso, o Programa visa incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como formadores dos futuros docentes, fazendo com que estes se tornem protagonistas nos processos  de formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Segundo o professor e coordenador Institucional do PIBID na Universidade Federal do Maranhão, Acildo Leite, o programa foi criado para estimular os alunos de licenciatura a optarem pela carreira. “Nós temos um déficit de professores no Brasil, as Universidades formam profissionais de licenciatura, entretanto, nem sempre estes profissionais escolhem por atuar nas escolas”, afirmou.
As instituições de ensino superior (IES) interessadas em participar do PIBID devem apresentar à Capes seus projetos de iniciação à docência conforme os editais de seleção publicados. Podem se considerar  instituições de ensino superior públicas  e privadas com e sem fins lucrativos  que oferecem cursos de licenciatura. As instituições aprovadas pela Capes recebem cotas de bolsas e recursos de custeio e capital para o desenvolvimento das atividades do projeto. Os bolsistas do PIBID são escolhidos por meio de seleção promovida por cada IES.
As instituições públicas e privadas sem fins lucrativos participantes do PIBID podem receber recursos financeiros para custear despesas essenciais à execução  dos projetos, por exemplo, a aquisição de material de consumo para as atividades desenvolvidas nas escolas. A Capes pode conceder tanto recursos de custeio como de capital, conforme definido nos editais de seleção.
Participação da UFMA no PIBID
A participação da UFMA no PIBID teve início a partir do edital lançado em 2009 com a apresentação de 12 projetos ligados a 12 licenciaturas (Pedagogia, História, Letras, Geografia, Ciências Sociais, Artes Visuais, Física, Química, Matemática, Biologia e Educação do Campo e Filosofia) da universidade. Neste ano, a CAPES ofereceu 20 bolsas para os alunos participantes de cada projeto com a duração de dois anos.
Em 2011, com a divulgação de um novo edital, a UFMA enviou projetos que contemplavam os campus do interior. Foram aprovados ao total 26 projetos. Segundo o professor Acildo Leite, os alunos participantes do projeto tiveram a oportunidade de apresentar o balanço positivo dos projetos em vários congressos, destacando o Seminário de Iniciação à Docência (SEMID), no qual foram feitas avaliação e exposição das experiências obtidas no projeto.
Segundo o professor Acildo Leite, o PIBID é importante, pois propicia um impacto positivo nos cursos de licenciatura, além de promover a valorização destes cursos. “Os alunos se sentiram mais estimulados. Nós temos acompanhado a trajetória dos que participaram do Programa e a maioria está atuando em escolas”, disse.
Atualmente, o programa conta com a participação de 516 bolsista de iniciação à docência dos campus de São Luís, Codó, Bacabal, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro e São Bernardo. A partir de 2014, o número de bolsas de iniciação cientifica serão ampliados para 900, envolvendo todos os campus que possuem cursos de licenciatura.