Ficou perdido na notícia? Pesquise aqui no blog as noticias do PIBID- LCN

18 de dezembro de 2013

Projetos de agroecologia são contemplados no Norte de Minas Gerais


Dois projetos apoiados pelo WWF-Brasil junto a parceiros locais no Norte de Minas Gerais foram contemplados em editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na semana passada. Um deles é o Projeto Minas D'Água, que prevê a implantação de um núcleo de estudo em Agroecologia e Agricultura Orgânica na região Semiárida do Altomédio São Francisco (Januária-MG). O outro, "Uso de métodos naturais para o manejo de pragas e doenças em sistemas produtivos agroecológicos", é focado na mesma região. 

Com o apoio, será possível adquirir material e equipamento para a instalação do núcleo, além do pagamento de bolsistas para atuar no projeto. Anteriormente, as ações eram baseadas especialmente no trabalho voluntário e agora poderão ser desenvolvidas de forma mais efetiva nas comunidades do Peruaçu.

"O trabalho aqui sempre foi feito na base da parceria. Esse recurso significa que a partir de agora, com o grupo formalizado, poderemos dar um acompanhamento melhor para a agricultura familiar na região, já que existe essa carência. Com o núcleo de estudos, conseguiremos ter e dar um melhor suporte, pois os produtores precisam de alguém apoiando e incentivando", explicou Renildo Costa, diretor de Pesquisa do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - campus Januária. 

Como parceiro, o WWF-Brasil vai acompanhar a implantação de unidades demonstrativas agroecológicas, a casa de sementes crioulas e campos de produção de sementes comparativas e a realização de capacitações e intercâmbios. Vinicius Pereira, analista de Conservação do WWF-Brasil e técnico do Programa Água Brasil na Bacia do Peruaçu, exaltou a conquista. 

"Foi uma satisfação juntarmos os parceiros para uma ação conjunta mais incisiva nas temáticas da agroecologia, tanto dentro da academia, do Instituto, como fortalecer as ações de pesquisa e extensão em especial para as 14 comunidades do Peruaçu com as quais trabalhamos. As unidades demonstrativas que lá desenvolvemos e, especialmente as comunidades, ganharão muito com esse projeto e o próprio Instituto com a formação de um novo profissional antenado com as demandas do século XXI, de produção em harmonia com a conservação ambiental baseada na agroecologia." 

A coordenação das ações ficará a cargo do IFNMG-Januária. Além do WWF-Brasil, também são parceiros a Cáritas Diocesana de Januária, a Cooperativa Regional de Produtores Agrissilviextrativista Sertão Veredas (Coopsertão) e associações comunitárias de agricultores familiares de 14 comunidades rurais locais.

"Agricultura familiar é o principal modo de produção em Januária e tem um histórico de caminhar sozinha. A gente espera dar uma resposta melhor às comunidades e, com esses dois projetos, ampliar a oferta. Hoje, só 30% dos alimentos da merenda escolar vem da agricultura familiar. Esperamos aumentar esse número, garantir uma maior participação da produção da agricultura familiar na região e fortalecer as feiras locais", ressaltou Renildo Costa, do IFNMG.

Entre os resultados esperados está: a implantação de 14 quintais produtivos e fortalecimento de oito unidades demostrativas; confecção de 12 cartilhas educativas; realização de 11 capacitações de curta duração e um FIC de 160 horas; publicação de 10 resumos em evento de iniciação científica; publicação de um artigo científico; implantação de 4 meliponários; realização de dois eventos de transferência de tecnologia; e implantação de 4 áreas de restauração florestal.


Fonte: WWF