Ficou perdido na notícia? Pesquise aqui no blog as noticias do PIBID- LCN

16 de agosto de 2013

Estudo busca despertar a conscientização ambiental em alunos do ensino básico

Hoje, 14 de agosto, é comemorado o Dia de Combate à Poluição. A data marca uma ótima oportunidade para reacender a preocupação com o aquecimento global e suas consequências.
Pensando exatamente na sustentabilidade do planeta, uma pesquisa apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA tem como objetivo promover ações de conscientização ambiental e melhoria na qualidade de vida dos moradores de Caxias, no Maranhão, por meio da divulgação da Engenharia de Materiais junto aos alunos da educação básica, despertando vocações e buscando a inovação tecnológica.
Intitulada "Ciência dos Materiais na Educação Básica: Construindo um Futuro Sustentável", a pesquisa é uma iniciativa da professora da Universidade Estadual do Maranhão - UEMAMaria de Fátima Salgado, doutora em Engenharia de Materiais. “A educação básica no Brasil tem por finalidade desenvolver o educando, assegurando a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”, explicou.
O trabalho consiste na realização de minicursos referentes às áreas de estudo em Engenharia de Materiais, dos quais poderão participar graduandos dos cursos de Física, Química, Matemática e Biologia. Em seguida, os acadêmicos se transformarão em multiplicadores do conhecimento e divulgarão as informações adquiridas sobre Ciência e Engenharia dos Materiais em escolas da rede pública por meio de mesas redondas, que estimularão a montagem de peças teatrais, suscitando, assim, o tema para escrita da dramaturgia a ser realizada em cada seção de minicurso. “A ideia de realizar peças teatrais partiu do conhecimento de que os alunos consideram a Física uma matéria com muitos cálculos complicados e que deve ser temida, por isso, os discentes não criam uma relação de afinidade com a disciplina e não procuram estabelecer uma postura de compreensão”, esclareceu a professora Maria de Fátima Salgado.
A tentativa de desmistificação da Física também foi motivada pela escassez de profissionais, principalmente na área de Engenharia de Materiais. “A responsabilidade ambiental tem sido de extrema importância ao profissional desta área. Empresas buscam, cada vez mais, por materiais que não prejudiquem a natureza. Tarefas como o desenvolvimento de tecnologias de reciclagem e o reaproveitamento de resíduos são importantes, principalmente para grandes empresas, por isso, o profissional deve estar atualizado conforme os novos procedimentos de preservação ao meio ambiente”, finalizou a pesquisadora.
Fonte: FAPEMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, volte sempre!