Ficou perdido na notícia? Pesquise aqui no blog as noticias do PIBID- LCN

22 de outubro de 2013

Fórum de Graduação da UFMA debate sobre o ensino na Universidade

A iniciativa é fruto do Programa CIDAdE, que contempla a política de graduação da UFMA

Foto Fórum de Graduação da UFMA debate sobre o ensino na Universidade
SÃO LUÍS - Durante os dias 5, 6 e 7 de novembro, a Cidade Universitária do Bacanga sediará o Fórum de Graduação da UFMA, no Centro Pedagógico Paulo Freire. O evento será um espaço de encontro para discussões sobre o ensino da graduação na Universidade, cuja ideia surgiu da necessidade de se pensar as relações definidoras da qualidade do ensino, agregando debates que surgiram a partir das inquietações de alunos, professores e técnicos-administrativos sobre a atual situação, bem como os desafios e prioridades para o fortalecimento da graduação como lugar de ensino com pesquisa e extensão.
A iniciativa é fruto do Programa CIDAdE, que contempla a política de graduação da Universidade, como afirma a Pró-Reitora de Ensino, Sônia Almeida. “O Fórum de Graduação 2013 é uma das ações do Programa CIDAdE, base da política de graduação pautada na Colaboração com Identidade e com o Discurso Amoroso dEnsino, que a UFMA julga fundamental para tocar a vocação científica e para fortalecer a qualidade do ensino com pesquisa e extensão”, afirma.
A pró-reitora explica ainda que o objetivo do Programa vai além de marcar a expansão da Universidade. “Referimo-nos ao Discurso Amoroso numa perspectiva analítica, o momento em que há um giro no discurso do mestre, quando ele deixa a condição de detentor da verdade e abre para o aluno as possibilidades de ser cúmplice numa procura, num tempo em que as políticas de pesquisa nos dizem que o conhecimento não está pronto, mas a partir do que se produz, temos que caminhar para novas descobertas”, pontua.
Durante os três dias de discussão, a comunidade acadêmica estará reunida em grupos de trabalho, mesas temáticas e plenárias, com o objetivo de discutir e propor novos caminhos para o ensino de graduação.
Entre as propostas e resultados esperados, destacam-se: a Criação do Fórum Permanente dos Coordenadores de Cursos de Graduação e Chefes de Departamento; a Publicação dos relatórios Retratos da Graduação; a Publicação do documento Ensino de Graduação na UFMA: diagnóstico, propostas de ação e prioridades para 2014/2015; Produção de subsídios para reformulação e atualização das normas acadêmicas da UFMA.
A Programação já está disponível e pode ser consultada no endereço eletrônico do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, volte sempre!