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4 de dezembro de 2013

Mais de 4,5 mil estudantes de licenciatura participam de evento em Uberaba

Publicada por Coordenação de Comunicação Social da Capes   
Quarta, 04 de Dezembro de 2013 09:55
Teve início na tarde desta terça-feira, 4, no Campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba (MG), o 4º Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic) e o 3º Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Na abertura, a diretoria de Formação de Professores da Educação Básica da Capes, Carmem Moreira de Castro Neves, falou sobre a importância do Pibid, que foi o primeiro programa de formação de professores da educação básica a ser criado no âmbito da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, apesar de a instituição ter sido criada também com este foco, em 1951, pelo educador Anísio Teixeira. "Criado em 2007, ano no qual a Capes passou a ter, por lei, a missão de trabalhar a formação de professores da educação básica, o Pibid só foi de fato retirado do papel em 2009. Naquele ano, foram concedidas 3.088 bolsas e participaram 43 instituições de ensino superior. Hoje, temos aprovados no Pibid 85 mil bolsas e contamos com a participação de 285 instituições. Temos sim, agora, a chance de mudar a formação dos professores", afirmou.
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Participaram da abertura representantes da Capes, o reitor da UFTM, o prefeito de Uberaba e outras autoridades (Foto: L.Adolfo/UFTM)

Carmem Neves falou que o cenário da sociedade atual exige que os docentes sejam formados com elevado grau de complexidade, com boa formação inicial e possibilidades de formação continuada. A diretora, citando palavras de Paulo Freire, falou sobre o que é ser professor. "Ser professor exige segurança e generosidade; exige liberdade e autoridade, não pela imposição, mas pelo respeito; exige ética e estética; exige também esperança, acreditar que a mudança e possível. Não desanimem, por exemplo, com o resultado do Pisa [Programa Internacional de Avaliação de Estudantes] 2012 divulgado esta semana, pois a realidade está aqui para ser modificada e vocês são os agentes dessa mudança", concluiu a professora.
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Diretora da Capes ressalta crescimento do Pibid que partiu de 3 mil bolsas em 2009 para mais de 80 mil este ano (Foto: Elioenai Amuy/UFTM)

O coordenador-geral de Programas de Valorização do Magistério da Capes, Helder Eterno da Silveira, falou sobre o importante papel dos supervisores do Pibid, que são professores de escolas públicas participantes do programa. "Vocês são os protagonistas na formação de professores. A universidade não dá conta, a formação tem que passar pelas redes estaduais e municipais de educação, que conduzem o programa. Hoje vocês nos ajudam a salvar as licenciaturas no Brasil, pela qualidade das ações que têm desenvolvido nas escolas brasileiras."
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Participam do evento, coordenadores, supervisores e licenciandos ligados ao Pibid e estudantes do ensino médio de todo o Brasil (Foto: L.Adolfo/UFTM)

Para o Silveira, o mais importante legado que o Pibid já está deixando nas universidades é o de que a formação de professores não pode ser relegada à segunda, terceira, quarta prioridade. "Que este evento coloque em evidência não apenas o Pibid, mas as diversas políticas de formação de professores existentes, para que elas se articulem em direção ao reconhecimento e crescimento que queremos", disse.
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Emocionada, a professora Marinalva Vieira Barbosa, presidente da comissão organizadora do evento, disse que a não produção do professor é sempre faladas nas universidades, mas que o evento foi programado para que a os professores que estão produzindo possam mostrar seus projetos de objetos educacionais. "O evento do Pibid não pode seguir o formato tradicional de eventos acadêmicos. Precisamos mostrar tudo que está sendo produzido no âmbito do programa. A professora falou sobre a Carta de Uberaba, documento que será feito com proposições ao final do evento e que será entregue a órgãos governamentais que trabalham na formação de professores, como a Capes, o Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
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Professora Marinalva falou da organização do evento que necessitou de mobilização de vários atores, tanto da UFTM e instituições da cidade, como de professores de todo o Brasil (Foto: Elioenai Amuy/UFTM)

Já o reitor da UFTM, Virmondes Rodrigues Junior, ressaltou o fato de que o Pibid permitiu que a política de formação dos docentes da educação básica saísse do papel. "Mais dos que estádios, portos e aeroportos, o que marca um país como desenvolvido é a estrutura educacional de seu pessoal. Temos um compromisso na UFTM, que é o de criar um espaço próprio para abrigar as licenciaturas", disse o professor se referido à Casa do Pibid, em criação pela universidade.
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Mais de 4,5 de estudantes, professores e coordenadores do Pibid, além de estudantes do ensino médio, participam do evento (Foto: Elioenai Amuy/UFTM)

Como tema A boniteza de ensinar e a identidade do professor na contemporaneidade, O 4º Enalic tem o objetivo de promover o debate de caráter teórico, crítico e cultural relacionado à constituição da identidade do professor, com ênfase nas complexidades e paradoxos que marcam a realização desse ato na contemporaneidade. O evento que este ano conta com mais de 4,5 mil inscritos, segue com extensa programação até sexta-feira, 6. Acesse o site do 4º Enalic e 3º Seminário Nacional do Pibid.
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O Pibid é um programa de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.
O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.
Fabiana Santos

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