Ficou perdido na notícia? Pesquise aqui no blog as noticias do PIBID- LCN

7 de maio de 2013

Inscrições abertas para o I Seminário de Inovação e Pesquisa Aplicada do IFMA- campus Codó


O seminário será realizado pelo Instituto Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, nos dias 16 e 17 de maio de 2013, no Campus Codó.

Dentre os objetivos está o de difundir a cultura da inovação, destacar a importância da aplicabilidade na pesquisa, motivar a criação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) dentro do Instituto, bem como capacitar os servidores sobre proteção da propriedade intelectual e transferência de tecnologia, além de promover a articulação e o intercâmbio entre os campi do IFMA.

Por essa razão, as duas edições planejadas para 2013 ocorrerão nos campi do interior do estado. O Campus Codó, por sua localização centralizada, próximo de quatro institutos, facilitará o deslocamento de servidores e alunos interessados em participar das atividades. O campus também se destaca na execução de pesquisas aplicadas e de inovação.

De acordo com a coordenação, esta primeira edição visa ainda a ampla divulgação do II Seminário Nacional de Inovação Tecnológica nos Institutos Federais (II SENITIF) que acontecerá no segundo semestre de 2013. Um evento anual, que na sua segunda edição será promovido pelo Instituto Federal do Maranhão. A ação contará com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos voltados para a inovação e a transferência de tecnologia.

As inscrições para o I Semip devem ser encaminhadas para o e-mail: eventos.inovacao@ifma.edu.br.
Acesse o formulário aqui

Confira a programação abaixo

1º dia – 16.05.13

Manhã:
- 8h Mesa de abertura
- 8h30 Mesa Redonda:
- Inovação Tecnológica no IFMA e criação dos Núcleos de Inovação Tecnológica nos Campi – Yrla Nívea Oliveira Pereira (Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica / PRPGI-IFMA)
- Pesquisa Aplicada – desmistificação – Ozelito Possidonio de Amarante Junior (Diretor do Centro de Pesquisas Ambientais – IFMA)

Tarde:
Palestras:
- 14h30  A Inovação e o Sebrae – Keila Maria Pontes da Silva - SEBRAE/MA
- 16h30 O Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI – Déa Lourdes Furtado de Oliveira (Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio – SEDINC - Representante INPI/MA)

2º dia – 17.05

Manhã:
Palestra
- 8h30 A importância da visão empreendedora para a inovação – João Leonardo de Oliveira Silva -  AJE (Associação de Jovens Empresários).

Mesa Redonda:
- 10h00 Criação dos NITs nas instituições federais:  UFMA – Profa Dra. Maria da Glória Almeida Bandeira; UEMA – Prof. Dr. Antônio Francisco Fernandes Vasconcelos; Senai – Representante da instituição.

 Tarde:
Palestra:
- 14h30  A inovação e a captação de recursos – Antonio Carlos dos Santos Rocha (COOLIBA - Cooperativa dos Profissionais Liberais da Bahia)
- 16h00 Mesa redonda:
Diálogo sobre a criação dos Nit’s nos campi do IFMA: perspectivas - equipe da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica / PRPGI-IFMA.
Fechamento e avaliação do evento - equipe da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica / PRPGI-IFMA.

Outras informações: (98) 3218 9031

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, volte sempre!