Ficou perdido na notícia? Pesquise aqui no blog as noticias do PIBID- LCN

28 de outubro de 2013

Fitoterapia faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

SÃO LUÍS – Todas as pessoas que sofrem de sinusite ou rinite alérgica, por exemplo, sonham em um dia ficarem curadas. A professora Teresinha Rego desenvolve medicamentos que curam esses problemas alérgicos usando xaropes, tinturas e essências de cabacinha – carro-chefe de suas pesquisas.
Esses remédios estão sendo expostos no stand de fitoterapia na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, localizado no estacionamento do São Luís Shopping até o dia 26 de outubro.
Segundo a aluna de Farmácia, Larissa Franco Carvalho, pertencente ao grupo de pesquisa coordenada pela professora Terezinha Rêgo, a maioria das pessoas que visitaram o estande de fitoterapia já conheciam ou ouviram falar e foram para tirar as duvidas. A maior parte dos visitantes vêem para se informar, adquirir os números e saber como é que se faz para marcar consultas, ou para se informar de algumas receitas de plantas medicinais, como é o uso, ou tirar duvidas de algumas indicações que ouviram falar, afirma.
Os medicamentos que estão sendo mostrados são selecionados com base nas doenças mais correntes entre os idosos e crianças, como pomadas, tinturas, xaropes e essências da cabacinha - carro-chefe do herbário - que a professora levou trinta anos para desenvolver a formula.
A grande contribuição para a sociedade é que a fitoterapia é uma alternativa para as pessoas mais carentes, porque produzem mesmo resultado que os medicamentos sintéticos e são mais baratos. Porém,  Larissa Carvalho alerta que os medicamentos encontrados nos stands não estão à venda, pois são apenas amostras. “É proibida a comercialização em locais inapropriados”, afirma.
O grupo de alunos que está realizando a mostra é composto por 13 alunos todos do curso de Farmácia de diferentes períodos que passam informações e distribuem chás e folders sobre o projeto de fitoterapia.
Além da Fitoterapia o grupo de pesquisa também tem outro projeto para a implantação das chamadas farmácias vivas, apoiadas pelo governo e que utilizam plantas medicinais como medicamentos em comunidades mais carentes sem acesso aos medicamentos sintéticos.
Vale lembrar que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem por objetivo divulgar para a comunidade científica e o público em geral as pesquisas de ciência básica, avançada, projetos pedagógicos reconhecidos nacionalmente e também difundir conhecimentos.
A UFMA trabalha com mais de 20 pesquisas sendo apresentadas no evento. Outras instituições também estão participando, como a UEMA, CEUMA, Corpo de Bombeiros, entre outras.
Esses trabalhos fitoterápicos também são apresentados em escolas, onde são realizadas palestras explicativas sobre a fitoterapia e as plantas farmacêuticas. Além disso, os pesquisadores também participam de congressos pelo interior do estado com o intuito de implantar hortos medicinais.
Saiba +
Sinusite é uma inflamação das vias respiratórias superiores conhecidas como seios paranasais geralmente associada a um processo infeccioso por vírus, bactéria ou fungo, mas também pode estar associado a uma alergia ou a inalação de poluentes. 
A doença se apresenta de três formas:
Infecciosa: a sinusite neste caso tem características de dor na região dos seios da face, seguida de obstrução nasal, secreção purulenta e febre.
Alérgica: apresenta dor nos ossos da face, ocasionalmente febre e vem com todos os sintomas comuns da alergia, coriza clara e abundante, obstrução nasal e crises de espirros, e também tosses abundantes.
Traumática: causada por diferença de pressão. Por exemplo, durante viagens de avião ou mergulho. Suas características são a dor maxilar e pouca obstrução nasal.
Rinite é uma doença que pode ser causada tanto por vírus como por bactérias, embora seja manifestada com mais frequência por  alergia, ou reações ao pó e fumaça. A inflamação decorrente da rinite resulta na produção excessiva de muco, gerado pelo acúmulo da histamina, o que ocasiona o escorrimento nasal, sintoma mais típico da rinite.
É a apresentada em não alérgica ou alérgica. A primeira é geralmente causada por inflamação que não decorre de alergia ou por problemas na própria anatomia das vias nasais.Já a segunda, que é a forma mais comum, é causada geralmente por alérgenos presentes no ar, como o pólen, ácaro e a própria descamação da pele de animais,mas também pode ser provocada devido a reação alérgica à coceira, produtos químicos, cigarros e remédios.
Fonte: UFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, volte sempre!